10 dicas para prevenir o câncer de pele

É do conhecimento de boa parcela da população que a exposição excessiva aos raios ultravioletas pode causar danos expressivos e por vezes irreversíveis à pele, incluindo o mais delicado dentre eles – o câncer de pele.

Pensando na importância da temática, trouxemos neste artigo uma seleção com 10 hábitos simples que podem ajudar a prevenir o aparecimento da doença. Preparado(a) para conferir? Então, vamos lá.

10 cuidados para prevenir o surgimento de câncer de pele

  1. Use e abuse da proteção solar

Proteger a pele contra a ação do sol é um hábito que deve ser mantido não só no verão e nos dias que visitamos a praia e a piscina, mas, sim, no dia a dia.

Por isso, lembre-se de passar o protetor solar diariamente antes de sair de casa. Mulheres, podem passá-lo antes da base (ou podem apostar ainda em bases que possuem filtro solar na composição).

  1. Use o fator adequado

O ideal é que o filtro solar ele seja pelo menos de fator 15. Ele deve ser passado entre 15 a 20 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado após transpiração em excesso ou mergulhos em piscina/mar.

  1. Verifique o horário de exposição

Entre 10h e 15h, o ideal é evitar a exposição ao sol. Se quiser um bronzeado, o comecinho da manhã e o final da tarde são os horários mais recomendados para tomar sol (com a devida proteção, é claro).

  1. Proteja-se

Ao ir à piscina ou à praia, utilize barracas, bonés e/ou chapéus que impeçam ao máximo a entrada do sol.

  1. Muito cuidado com a face

Uma vez que essa é a região mais sensível do corpo aos raios ultravioletas. Nesse sentido, não se esqueça ainda de aplicar o protetor nas orelhas e lábios, que são os locais mais afetados pelo câncer de pele.

  1. Não fume e evite o consumo de álcool

O principal método preventivo contra o câncer de pele (e também outras manifestações da doença) é evitar o tabaco. O mesmo também pode ser dito em relação ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

  1. Mantenha uma rotina alimentar saudável

Ingerindo legumes, frutas e verduras diariamente. Além disso, evite os alimentos industrializados, enlatados, congelados e/ou ricos em sódio, açúcar ou gordura.

  1. Faça atividades físicas
  2. Visite anualmente um dermatologista

Consultas de rotina também devem ser realizadas com um médico dermatologista – nesse caso, uma vez ao ano. Além disso, ao aparecimento de qualquer mancha na pele que não desapareça em um período de até 15 dias, marque uma consulta, independentemente se já o tiver o feito no ano e questão.

  1. Atenção especial a determinados tipos de machucados

Lesões que sangram facilmente, não cicatrizam, com cascas e que crescem de modo progressivo também devem ser avaliadas por um dermatologista com a máxima rapidez possível.

Agora você já sabe quais são os 10 principais cuidados que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de pele.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *