4 melhores tratamentos para reduzir os poros dilatados

Comum em peles oleosas e durante o verão, os poros dilatados surgem pelo aumento da secreção de sebo. As glândulas sebáceas e os pelos corporais dividem o mesmo poro e, por isso, quanto menos pelos, mais chances de haver mais secreção, especialmente na zona T do rosto, que engloba a boca, o nariz e a testa.

Os poros dilatados são um problema estético difícil de ser resolvido, capaz de trazer um grande desconforto estético e ainda ampliar as chances de surgirem acnes. O problema pode ser agravado com o envelhecimento e redução das fibras de colágeno que sustentam a abertura folicular.

Dicas para diminuir os poros dilatados

Sem apresentar riscos à saúde, os poros dilatados são um grande incômodo estético por acentuarem a oleosidade já existente no rosto. Proporcionam uma aparência de pele cheia de furinhos e ainda são um estimulante para o surgimento da acne.

Essa dilatação é mais frequente no verão, quando há excesso de suor, o que acaba ajudando a expandir os poros. Mas há peles tão oleosas que mesmo no inverno não ficam uniformes e mantêm brilho excessivo.

Para quem usa maquiagem, é preciso aplicar somente a líquida e oil free em pó, para não obstruir os poros. É preciso tirar a maquiagem antes de dormir, com demaquilantes e, em seguida, lavar o rosto com sabão neutro.

Poros com aspecto ampliado são mais comuns em peles oleosas, mas também frequência durante o envelhecimento, pela perda da elasticidade da pele ou por predisposição genética.

O problema tem solução e há alguns tratamentos muito eficazes, sendo cada um indicado para um determinado tipo de pele e dilatação. Abaixo listamos os 5 melhores tratamentos para reduzir essa queixa.

1 – Pelling químico de ácido retinoico: é realizado no consultório de um dermatologista. São aplicados produtos que provocam a descamação da pele para que haja uma renovação celular e contração dos poros.

2 – Peeling de cristal: também conhecido como microdermobrasão, representa a aplicação de minicristais que fazem uma esfoliação na pele. Ele ajuda a retirar as células mortas e a oleosidade que obstrui os poros.

3 – Luz pulsada: uma luz intensa pulsada é aplicada no local onde estão os poros dilatados, fazendo com que mudem de diâmetro. Os resultados são gradativos, e é preciso repetir o tratamento de acordo com a indicação médica.

4 – Laser CO2 fracionado: é indicado para pacientes que já fizeram outros tratamentos e não obtiveram um bom resultado. Ajuda a retirar cicatrizes de acne, manchas e o fotoenvelhecimento. Por ser mais agressivo, é preciso realizar uma boa avaliação médica antes do procedimento. Os resultados na eliminação dos poros dilatados são excelentes.

5- Microagulhamento: as agulhas são capazes de fazer um estímulo de colágeno profundo e duradouro, com melhora gradual da abertura dos poros faciais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *