5 tratamentos caseiros para olheiras

As olheiras costumam ser frequentes após noites mal dormidas e momentos de tensão. Porém, a realidade é que elas podem ter inúmeras outras causas. A mancha mais escura abaixo dos olhos e que proporciona uma imagem cansada e envelhecida, costuma ser o terror de homens e mulheres.

Muitas delas desaparecem naturalmente ou através de métodos simples e caseiros, capazes de deixar o olhar vivo e brilhante novamente. Porém, algumas são crônicas e podem ser muito difíceis de serem amenizadas ou retiradas.

Como surgem as olheiras

As olheiras apresentam uma variedade de tons que variam de amarronzado até os roxos. Essa variação acontece de acordo com a causa de seu surgimento.

Embora a maquiagem possa disfarçar as olheiras, isso não é tratamento. O corretivo e a base apenas camuflam a aparência, mas correm o risco de deixar as expressões faciais artificiais e muito carregadas. O mais indicado é buscar soluções que façam com que elas desapareçam ou sejam bastante minimizadas.

Antes de conferir o melhor tratamento contra as olheiras, é preciso identificar se de fato é uma olheira ou alguma coisa diferente. Uma possibilidade é que seja uma bolsa de água e gordura que se aloja abaixo dos olhos. Essas bolsas surgem com o inchaço provocado por acúmulo de líquidos. Elas apresentas uma sombra que se assemelha às olheiras, mas não são a mesma coisa.

Já a olheira é identificada como manchas abaixo dos olhos, formadas pela dilatação de vasos sanguíneos da pálpebra, que apresentam uma coloração vermelha escura. Sua causa principal é o cansaço, poucas horas de sono e o período menstrual da mulher.

Há também, no entanto, algumas pessoas que possuem excesso de pigmentação na região, como algumas etnias árabes e indianas, com manchas mais amarronzadas. A idade também pode proporcionar olheiras, pela perda contínua de colágeno na pele.

Métodos caseiros de tratamento

A cada dia surgem técnicas avançadas para diminuir as olheiras, mas que ainda assim não dispensam métodos caseiros simples e eficazes. Abaixo algumas dicas de tratamentos caseiros:

1- Pepino: as famosas rodelas de pepino nos olhos têm eficácia comprovada. Isso se dá por suas propriedades nutricionais, que diminuem o inchaço ao redor dos olhos e tonificam a área.

2- Batata: elas funcionam de maneira semelhante ao pepino (cortada em rodelas e colocadas nos olhos fechados enquanto se está deitado). Elas precisam estar bem geladas e descascadas, sendo trocadas assim que ficarem na temperatura ambiente. As batatas têm efeito anti-inflamatório.

3 – Chá de camomila: é preciso fazer um chá bem concentrado, que pode ser aplicado nos olhos com algodão embevecidos. É preciso manter o corpo deitado e relaxado para ajudar nos efeitos e estimular que os vasos voltem ao normal.

4- Soro fisiológico ou água boricada: usa-se o mesmo processo do chá de camomila. O soro fisiológico e a água boricada devem estar bem gelados. Molhe o algodão e deixe-o nos olhos fechados por um período de, aproximadamente, 15 minutos.

5 – Massagem com óleo: o óleo de coco ou a babosa podem ser usados para massagear a região abaixo dos olhos. Depois da massagem feita em movimentos rápidos e circulares, é só enxaguar para retirar os excessos.

Quer saber mais? Já tentou estas técnicas? Em alguns casos, é preciso apelar para tratamentos mais fortes, por isso, caso as suas olheiras insistam em permanecer, vale a pena consultar um médico.

Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *