7 dicas para ter unhas resistentes

As unhas facilitam pegar pequenas coisas, mas também atuam como um sinal externo da sua saúde, pois quando estão fracas e frágeis demais, podem sinalizar deficiência nutricional.

Sua unha costuma quebrar com frequência? Se sua resposta for “sim”, você não está sozinho. Este é um problema comum. No entanto, não se preocupe! Para ajudar a esclarecer as coisas – e levá-lo para uma unha resistente e bonita – separamos algumas dicas. Vamos lá?

  1. Use o tamanho de sapato correto

Você costuma usar sapatos apertados ou muito pontudos? Se for o caso, você está abrindo espaço para a famosa e temida unha encravada, a qual pode levar ao inchaço, infecção e, principalmente, dor.

Se a sua unha é muito comprida, um sapato apertado pode causar danos ainda maiores. Um sapato apertado pode erguer, rachar e até causar sangue pisado na unha (unha roxa, sangue preso na unha).

  1. Se alimente direito

Sua unha anda quebrando facilmente? Então, seu organismo anda carente de cálcio, zinco e magnésio. Portanto, coma mais feijão, brócolis, carnes magras, castanhas, frutos do mar, laranja, pepino e ovo. Também não se esqueça de beber bastante água.

  1. Use luvas em tarefas domésticas

Tarefas simples, como cuidar do jardim ou lavar louças, normalmente danificam a unha. Portanto, sempre que for realizar tarefas domésticas use luvas de borracha ou de silicone para proteger seus dedos contra produtos químicos agressivos.

Para evitar a aparição de fungos, vire as luvas do avesso para secar assim que terminar. E se o seu trabalho diário envolve produtos químicos e lavagem frequente das mãos, é importante ficar atento quanto à hidratação (leia a próxima dica).

  1. Capriche na hidratação diária

Assim como o cabelo, sua unha também precisa ser hidratada, já que a maioria dos problemas, como unhas frágeis, surgem pela falta de hidratação.

Uma unha seca pode rachar, descascar e quebrar com mais facilidade. Cutículas desidratadas também podem causar infecção e, principalmente, dor.

  1. Não corte suas cutículas

A cutícula atua como o protetor natural da unha. Se a sua unha anda muito fraca, então dê um tempo e não as corte até que a unha se recupere totalmente.

Mexer com a cutícula também pode ser perigoso, já que a mesma atua como uma barreira natural para bactérias e fungos. Então, tome cuidado ao mexer com elas.

  1. Apare regularmente as unhas

Tanto para o cabelo quanto para a unha, aparar regularmente é importante. Portanto, apare-as a cada duas semanas, pois assim você pode perceber como sua unha reage. Use tesouras normais ou, se preferir, tesouras de manicure bem afiadas.

  1. Faça uma pequena pausa

Embora marcar com sua manicure e pedicure toda semana possa parecer a melhor maneira de ter uma unha resistente e bonita, o ato de deixar suas mãos respirarem por alguns dias é muito bom para a saúde da sua unha.

Sua unha é capaz de realmente absorver o esmalte e o pigmento pode penetrar nas camadas de cima dela. Portanto, deixe sua unha sem esmalte para que ela possa “respirar” por alguns dias e, principalmente, crescer mais resistente.

Enfim, essas foram as nossas dicas para ter unhas mais resistentes e mais saudáveis. Vale lembrar que as dicas valem para as mãos e os pés. Cuide do seu corpo e faça sua unha crescer de forma mais rápida e forte, e uma vez que ela crescer, cuide dela.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho comodermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *