7 hábitos que podem dar mais volume aos fios de cabelo

Cabelos volumosos e firmes são sinal de fios saudáveis. Em alguns casos, porém, conseguir conferir volume é bem mais complicado do que parece. Os fios de cabelo, às vezes, simplesmente não querem colaborar!

Felizmente, não é preciso se desesperar e achar que os fios jamais ganharão volume, brilho e maciez. Alguns hábitos podem ajudar bastante a deixá-los mais saudáveis, fortes e volumosos.

Hábitos que mudarão seus fios de cabelo

  1. Alimentação balanceada

Um cardápio cheio de nutrientes é o primeiro passo para fortalecer os fios. Se não recebe o que precisa da alimentação, o cabelo envelhece e se torna automaticamente ralo e fino. Portanto, comer bem quando estiver à mesa conta como uma forma de ajudá-los.

  1. Meça a temperatura

Tomar um banho quentinho é sempre bom, mas cuidado: a temperatura muito alta pode ser prejudicial às madeixas. O couro cabeludo recebe a quentura como um sinal para produzir mais oleosidade, o que deixará os fios afinados e com aparência um tanto suja.

  1. Use xampu neutro

Xampus neutros são ótimos por não atacarem muito os fios. Deixar o condicionador de lado pode ser interessante em alguns casos, também, desde que haja outra forma de hidratação, como um leave-in depois do banho.

  1. Use os cosméticos certos

Alguns produtos podem ser bem úteis para dar volume, além de cuidar e hidratar. O leave-in é uma ótima opção – só não pode ser usado em excesso! Para quem quer resultados mais imediatos, os finalizadores e pomadas próprias para cabelos ralos funcionam bem, só não por tanto tempo. De qualquer forma, no geral, procure usar produtos com aminoácidos ou proteínas vegetais, que ajudam a fortalecer os fios.

  1. Seque com cuidado

Qualquer processo de secagem deve ser feito com cuidado se você quiser conferir volume ao cabelo. Ao secar com a toalha, por exemplo, o ideal é começar pela raiz e descer até a ponta dos fios. Com o secador, deve ser feito o mesmo, de preferência em uma temperatura não muito quente e sem o uso de escovas, para não deixar os fios pesados. De qualquer maneira, prefira a toalha.

  1. Cuidado com as agressões

Agredir cabelo não é difícil, e a maioria das mulheres faz isso frequentemente. Além de prestar atenção no uso do secador, procure evitar químicas e outros procedimentos, como a escova ou a progressiva.

  1. Aposte nos cortes e penteados

Na hora de cortar os fios de cabelo, dê preferência aos cortes mais curtos, já que os longos pesam e tiram volume. Repicar também é melhor do que desfiar. Nos penteados, tente fazer um coque com o cabelo ainda úmido – o resultado é volume natural e imediato.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *