8 cuidados diários com a pele

Para ter uma pele saudável e prevenir o envelhecimento precoce, é importante cuidar da alimentação e seguir um ritual básico de beleza todos os dias. De todas as medidas,  a fotoproteção é indispensável para prevenir o câncer de pele. Antes de sair comprando uma infinidade de cosméticos, consulte o dermatologista para avaliar o sua pele em particular e escolher os produtos específicos para você.

Cuidados com a pele, para mantê-la saudável e jovem

  1. Proteção solar: esse é, sem dúvida, o cuidado número 1 para manter a saúde da pele. O câncer desse órgão é a consequência mais grave da radiação solar, mas a exposição aos raios ultravioletas causa envelhecimento precoce, manchas, acentua as marcas de expressão e rugas. Por isso, use o protetor solar diariamente, até em dias nublados.

 

  1. Alimentação: um cardápio saudável faz bem ao corpo todo. Por isso, inclua frutas, legumes, verduras e grãos integrais na alimentação. Outra recomendação importante é consumir alimentos com efeito antioxidante, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

 

  1. Qualidade do sono: dormir bem é fundamental para a saúde física e mental. É o tempo de que o corpo precisa para regularizar o metabolismo, combater os sintomas de estresse e renovar a energia. O sono tranquilo previne a formação de rugas e olheiras. Uma pele descansada e nutrida é mais viçosa. Portanto, não abra mão de noites tranquilas de sono.

 

  1. Cigarro e álcool: as substâncias químicas presentes no cigarro e nas bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde. Como afetam a circulação sanguínea e enchem o organismo de toxinas, acabam provocando o envelhecimento precoce da pele. Por isso, é fundamental evitar bebidas alcoólicas e largar o cigarro. Se existe dependência química, busque ajuda médica.

 

  1. Limpeza: todos os dias, a pele deve ser limpa. O acúmulo de partículas presentes no ar bloqueia os poros, dificultando a “respiração” e renovação do órgão. Para a pele do rosto, dê preferência à espuma ou a um gel de limpeza. Use água fria ou bem morna para não piorar o ressecamento.

 

  1. Tonificação: após a limpeza, é importante tonificar a pele para equilibrar o pH natural. Isso ajuda a prevenir infecções e alergias. A tonificação também é necessária para deixar a pele pronta para outros produtos, como hidratante, protetor solar ou maquiagem.

 

  1. Hidratação: use um produto indicado a seu tipo de pele, mas evite hidratantes que contêm óleo mineral e substâncias que possam desencadear acne ou manchar a pele. Não use hidratantes corporais no rosto.

 

  1. Cremes anti-idade: esses produtos podem ser usados após os 20 anos. Ajudam a combater os efeitos dos radicais livres, que envelhecem a pele. O ideal é seguir a recomendação do médico dermatologista na escolha do melhor produto para a sua pele.

 

Com essa lista, é possível manter os cuidados com a pele em dia. E, além disso, há vários tratamentos dermatológicos que podem transformar a sua pele, eliminando marcas de expressão, rugas, flacidez, manchas, acne e cicatrizes não cirúrgicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *