As 8 doenças mais comuns nas unhas

Engana-se quem pensa que o cuidado com as unhas se limita a questões estéticas. As unhas estão diretamente ligadas à saúde, pois alguns sintomas nessa parte do corpo podem indicar problemas no organismo. Alterações na cor e textura podem, por exemplo, ser sinais de doenças hepáticas, doenças renais, doenças pulmonares, doenças cardíacas, anemia ou diabetes.

Existem também as doenças específicas nas unhas, que, embora não causem alterações sistêmicas, demandam acompanhamento especializado. Quer saber quais são as principais doenças nas unhas? Veja a lista a seguir!

• Onicomicose

A onicomicose é uma doença causada por fungos, a famosa “micose nas unhas”. Ela pode provocar manchas brancas abaixo das unhas ou uma sombra acinzentada nessa mesma área. Há também um espessamento da prega cutânea ao redor das unhas, o que as deixa mais frágeis, grossas e estriadas.

• Hematomas Subungueais

Os hematomas subungueais acontecem devido a traumatismos nas unhas. Uma topada  repentina ou um dedo preso na porta pode romper os vasos sanguíneos no leito ungueal e formar manchas vermelhas ou roxas na região.

• Psoríase

A psoríase é uma doença conhecida por atingir a pele, mas ela também pode afetar as unhas.  Coloração amarelada das unhas, descolamento das bordas, manchas vermelho-leitosas e pontos na superfície da unha são algumas das modificações ungueais causadas pela doença. Na maioria das vezes faz diagnóstico diferencial com a onicomicose.

• Unha encravada

Muito comum, esse problema acontece quando o canto da unha faz uma curva para dentro da pele, o que gera o crescimento do tecido lateral, inflamação, dor e, em alguns casos, infecção local. Normalmente, a unha encravada é causada pelo uso de sapatos apertados ou corte inadequado das unhas.

• Infecções bacterianas

Na lista de principais doenças nas unhas, não poderiam faltar as infecções bacterianas. Elas provocam ferimentos, inchaços, vermelhidão e incômodo. A exposição a agentes químicos ou o contato com água contaminada entre os fatores desencadeantes. Em boa parte dos casos, é necessário tratar o problema com antibiótico.

• Verrugas

As verrugas nas unhas costumam ser provocadas pela ação de vírus e tendem a gerar muita dor, a ponto de limitar parcialmente as funções do dedo atingido pelo problema. É indispensável procurar o dermatologista assim que verrugas ungueais forem percebidas, pois, se não tratada corretamente, essa doença pode alterar o formato das unhas.

• Cisto mixóide digital

Outra condição capaz de deformar as unhas é o cisto mixóide digital. Trata-se de uma bolsinha transparente, localizada na base da unha e preenchida por uma substância gelatinosa. Cistos assim precisam ser removidos, uma vez que são dolorosos e comprometem a aparência das unhas.

• Síndrome das unhas frágeis

Uma queixa frequente nos consultórios dermatológicos é a síndrome das unhas frágeis. Sabe quando as unhas ficam quebradiças e fracas? Pois bem! A causa pode ser desequilíbrio hormonal, doenças orgânicas ou déficit nutricional. É necessário investigar a razão do problema o quanto antes.

Há muitas outras doenças nas unhas, então, se você perceber qualquer alteração na cor e formato das suas, ou mesmo se verificar a presença de manchas, dor, inchaço ou descamação, procure seu dermatologista. Ele é profissional apto para fazer o diagnóstico e realizar o melhor tratamento. Fica a dica!

Quer saber mais sobre doenças nas unhas? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!