Bigode chinês – Como ele surge e os seus tratamentos

Bigode chinês é o nome das marcas profundas que se formam na pele, na região entre o nariz e o canto da boca. Eles são temidos por muitos por trazerem um aspecto mais envelhecido à pele. Sua principal característica é a linha de expressão mais profunda e bem explícita.

Causas diversas podem ocasionar este sulco na pele. Entre elas estão: fumo, emagrecimento, exposição ao sol e o excesso de movimentos faciais. Ele pode ser ainda mais acentuado pela flacidez da pele, em especial a partir dos 30 anos de idade.

Como surge o bigode chinês?

A pele do rosto, como um todo, pode apresentar linhas de expressão. Essas linhas se desenvolvem com o tempo por condicionamentos faciais motivados por expressões costumeiras. O ato de franzir a testa, sorrir de forma mais aberta e apertar os olhos para enxergar melhor são alguns exemplos.

Porém, a partir dos 30 anos de idade há uma queda crescente e irreversível na produção de colágeno, que progressivamente deixa a pele mais flácida e propensa a ser marcada por linhas de expressão e rugas.

O processo é natural e faz parte do envelhecimento, mas pode ser acelerado por fatores de risco, como a exposição ao sol sem uso de protetor solar. Fumantes também são mais predispostos a adquirirem o problema.

Preenchimento – um tratamento eficaz no combater ao bigode chinês

A boa notícia é que, apesar de irreversível, a queda na produção de colágeno (e os seus efeitos) não são irremediáveis. A ciência desenvolveu técnicas de suplementação de colágeno, que ajudam na elasticidade da pele como um todo.

Além disso, a cosmetologia desenvolveu técnicas de preenchimento do bigode chinês, que tem obtido ótimos resultados em suas aplicações. O método suaviza a expressão, proporcionando uma aparência mais jovial e leve ao rosto.

Para o preenchimento é usado o ácido hialurônico, um componente presente no nosso organismo, mas que é injetado em sua forma sintética. Por ser uma substância que o organismo já conhece, a rejeição e as reações alérgicas são muito raras. Embora o processo possa ser doloroso também é rápido. O uso de anestesia local é feito, mas, geralmente, apenas quando o paciente é muito sensível ou faz a requisição.

Como o ácido hialurônico age?

O procedimento provoca um inchaço na região, através das microesferas que são introduzidas, ajudando a região a acumular água. O processo é temporário, com duração média de dez meses e o efeito é quase imediato. Podem surgir possíveis hematomas e inchaços no dia da aplicação, mas eles saem rapidamente.

Para manter a durabilidade do preenchimento, é preciso mudar os hábitos e iniciar uma alimentação mais saudável e rica em antioxidantes, além de cortar o uso de cigarros. Além disso, é importante que todas as vezes que tiver alguma exposição ao sol, lembrar de usar o protetor solar.

A aplicação pode apresentar riscos, mas baseados nos hábitos do paciente. O procedimento não é recomendado para quem faz uso de anabolizantes e de cigarro e álcool em excesso. Porém, o uso de ácido hialurônico é muito seguro, exatamente por ser absorvível pelo corpo. Para realizar a aplicação, não há necessidade de internação e o paciente pode voltar para casa logo em seguida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *