Botox: como funciona e quais os benefícios

Conhecido e muito discutido, o botox (toxina botulínica) é alvo de diversas dúvidas e mitos. Ele é usado pela comunidade médica para tratar certas condições musculares e cosmeticamente para remover rugas, paralisando temporariamente os músculos.

No post de hoje vamos aprofundar mais sobre como funciona a toxina botulínica e quais são os seus benefícios, assim ficará bem mais fácil entender sua ação. Vamos lá?

Como funciona o botox?

Ao contrair a musculatura sob a pele, a pele se dobra, gerando as rugas – exatamente o que acontece quando você franze a testa, por exemplo. No entanto, quando a musculatura está relaxada, a pele volta a se manter lisa.

Com o passar do tempo e a constante contração dessa musculatura, a pele se “lesiona”. Eis que aí surgem as rugas, rachaduras que não somem quando a musculatura está relaxada.

E é aí que a toxina botulínica entra, pois uma vez que o músculo não faz esse movimento, a pele não dobra. A toxina botulínica bloqueia a acetilcolina e impede que o músculo faça o movimento, amenizando assim o aparecimento de rachaduras/rugas.

Bom, agora que você entendeu como funciona a toxina botulínica, podemos partir para a parte dos seus benefícios, os quais não são poucos, por sinal. Vamos lá?!

  1. Custo

Uma das principais vantagens da toxina botulínica é que ela é financeiramente mais viável para os pacientes. As injeções não são tão caras, o que torna o processo mais acessível do que outros procedimentos médicos ou cosméticos.

  1. Também pode ser um tratamento preventivo

Se você quer prevenir os sinais de envelhecimento, você também pode fazer o uso da toxina, já que ela diminui a contração do músculo.

Ao utilizar a toxina botulínica como tratamento preventivo, além de obter um efeito embelezador, você estará adiando a formação de novas linhas de expressão e rugas no rosto.

  1. Ele também combate a enxaqueca

Quem sofre de enxaqueca experimenta menos casos de dores depois das injeções botulínicas. E quando a enxaqueca vem, a dor não é tão forte como antes.

Especialistas ainda não sabem exatamente como a toxina funciona para tratar a dor de cabeça, mas a maioria acredita que pode ser porque o botox bloqueia os nervos sensoriais e relaxa os músculos, reduzindo assim a sensibilidade à dor.

A própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já aprovou o uso da toxina botulínica como uma novidade para quem sofre de enxaqueca.

Nota: vítimas de enxaqueca crônica são pessoas que sofrem de dor de cabeça em mais de 15 dias por mês. Então, apenas nesse caso o tratamento é indicado, ok?!

  1. Minimiza a hiperidrose

A toxina botulínica também é útil para quem sofre de hiperidrose (suor excessivo, para ser mais claro). Este tipo de condição normalmente é tratada com o uso de antitranspirantes, os quais não são tão eficazes, especialmente em casos mais graves.

A toxina botulínica equilibra o problema e alivia a condição por vários meses apenas com uma única injeção.

Fatos rápidos sobre a toxina botulínica

  • O uso da toxina botulínica é o tratamento cosmético não cirúrgico mais popular do mundo. 6 milhões de tratamentos com a toxina são realizados a cada ano.
  • A toxina é usada para reduzir linhas de expressão e rugas, paralisando os músculos.
  • As pessoas também usam a toxina para tratar enxaquecas, transpiração excessiva, distúrbios musculares e alguns distúrbios relacionados a bexiga e intestino.
  • A toxina pode ser usada para tratar inúmeras condições cosméticas e médicas.

Como você pode ver, existem muitos benefícios por trás da toxina botulínica. Agora que você já sabe como funciona o botox e quais são os seus benefícios, experimente algumas sessões.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho comodermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *