Como fortalecer fios de cabelo quebradiços

Diversos fatores contribuem para o enfraquecimento dos fios de cabelo. Na maioria dos casos, o problema está relacionado à deficiência nutricional e danos causados pelo excesso de calor e tratamentos químicos, que deixam os fios quebradiços. Lavar os cabelos com água quente e não cuidar da hidratação também comprometem a estrutura dos fios.

Conheça 7 dicas para fortalecer os fios de cabelo quebradiços

  1. Alimentação saudável: Quando o organismo não recebe as quantidades mínimas de vitaminas, proteínas e sais minerais, os cabelos perdem a força, a oleosidade natural e o brilho. Portanto, para fortalecer os cabelos, evitando os fios quebradiços, melhore a qualidade da alimentação, com mais frutas, verduras, legumes, grãos integrais e peixes. Alimentos antioxidantes combatem os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos.
  1. Moderação na química: Tratamentos químicos, como alisamentos, descoloração e tinturas, modificam a estrutura natural dos fios de cabelos.  Dependendo da frequência e tipo de produto utilizado, os fios podem ficar mais fracos. Em primeiro lugar, para receber química, o cabelo precisa estar muito bem tratado, para prevenir danos maiores. Produtos químicos, somente os de melhor qualidade. Fazer determinados tratamentos em casa pode ser arriscado, pois a formulação de um produto pode ser incompatível com a antiga. O ideal é contar com serviço profissional e respeitar os intervalos entre os processos químicos.
  1. Menos chapinha e secador: O excesso de calor e o “puxa, estica, enrola, alisa” agridem os fios. Por melhor que seja a proteção térmica às raízes e aos fios, não há como preservar 100% do cabelo. Com o tempo, os fios podem ficar mais finos e quebradiços. O ideal é reduzir a frequência do uso de secador e chapinha e cuidar da hidratação dos cabelos para melhorar a textura e resistência dos fios.
  1. Use protetor solar: Não é apenas a pele que precisa de proteção contra a radiação solar. Há produtos específicos para os cabelos. Se você frequenta praias ou clubes com piscina, use cremes com filtro solar. No dia a dia, chapéus, lenço, boné e sombrinha podem atenuar o efeito dos raios solares sobre o couro cabeludo. A radiação ultravioleta resseca os cabelos, tornando-os quebradiços, e ainda pode causar o câncer de pele no couro cabeludo.
  1. Não lave com água quente: Não é necessário lavar os cabelos todos os dias, nem usar água quente para isso. O excesso de lavagem e a água quente reduzem a oleosidade natural dos cabelos. Ressecados, porosos e opacos, os fios quebram com mais facilidade. Então, para fortalecer os fios quebradiços, utilize água morna ou fria. Evite prender ou dormir com os cabelos molhados.
  1. Use o pente de dentes largos: Para pentear cabelos molhados, volumosos, embaraçados, o ideal é usar o pente de dentes largos e fazer isso com muita paciência para não machucar o couro cabeludo nem quebrar os fios.
  1. Corte as pontas periodicamente: Se você tem cabelos de comprimento médio ou longo, deve cortar as pontas a cada 60-90 dias para remover as pontas duplas e ressecadas.

Ao perceber uma queda de cabelos anormal e fios muito quebradiços, consulte logo um dermatologista. É o profissional indicado para avaliar a origem desses problemas: deficiência nutricional, reação a produtos químicos, estresse, disfunções hormonais, alopecia androgenética (calvície) e outros fatores que podem prejudicar o crescimento e nutrição dos fios. O diagnóstico precoce pode evitar danos maiores aos cabelos. Há vários tratamentos dermatológicos que fortalecem os fios de cabelo quebradiços e controlam a queda.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *