Como funciona o preenchimento de olheira

A pele ao redor dos olhos é muito sensível. Não é à toa que os sinais da insônia, cansaço, doenças e envelhecimento são mais evidentes nessa região do rosto. Além de evidenciar as marcas de expressão, rugas e flacidez, as olheiras profundas também desvalorizam o visual. Em determinadas situações, é possível disfarçá-las com corretivo e maquiagem, mas o ideal é buscar um tratamento estético para eliminá-las. Uma solução eficaz é o preenchimento de olheiras profundas.

Causas das olheiras profundas

Algumas etnias são propensas a desenvolverem olheiras profundas porque, geneticamente, possuem uma quantidade maior de vasos sanguíneos na região dos olhos, além do formato hereditário da órbita mais afundado. Portanto, se já existe histórico familiar, parentes de primeiro grau têm grande chance de desenvolver olheiras em determinada fase da vida. A herança genética tem um peso importante para essa característica dos olhos.

Além disso, as olheiras podem surgir devido a problemas de circulação sanguínea, tabagismo, consumo elevado de sal e sódio, disfunções hormonais, ação dos raios solares, estresse e envelhecimento precoce. Coçar os olhos com muita frequência, devido a processos alérgicos, pode acelerar o surgimento de olheiras porque o ato de esfregar a região dos olhos provoca a ruptura de vasinhos. Resultado: olheiras com coloração azulada ou arroxeada, difíceis de esconder com cremes corretivos e maquiagem. Sabe-se, também, que o respirador oral na infância sofre modificações no desenvolvimento ósseo da face, com acentuação das olheiras fundas.

Preenchimento de olheira: seguro e eficaz

O preenchimento de olheiras é um tratamento estético de grande eficácia. A substância mais utilizada nesse tipo de procedimento é o ácido hialurônico. Como o próprio organismo já produz ácido hialurônico, a mesma substância preparada em laboratório é bem absorvida, sem riscos de rejeição e alergias.

A função do ácido hialurônico, tanto o natural como o sintético, é preencher o espaço existente entre as células, manter a pele hidratada e estimular a produção de colágeno, proteína super importante para a firmeza e para a elasticidade da pele. Por isso, o preenchimento com ácido hialurônico é uma opção eficaz para o tratamento de olheiras, além das marcas de expressão, rugas e sulcos que surgem no rosto.

Como funciona o preenchimento de olheiras?

O preenchimento de olheiras é realizado no consultório médico. Após fazer a limpeza da área a ser tratada, o profissional aplica a anestesia local. O ácido hialurônico é injetado com uma agulha bem fininha ou com cânula na região das pálpebras inferiores. Depois, o médico massageia o local para drenar a substância para toda a área afetada pelas olheiras. À medida que ácido hialurônico se acomoda, preenchendo os espaços entre as células e estimulando a renovação celular, as superfícies abaixo das pálpebras inferiores ficam mais lisas e firmes, sem as olheiras.

Após o preenchimento das olheiras, a região dos olhos pode ficar levemente inchada. Mas, em pouco tempo a pele estará normalizada. Esse tratamento consegue reduzir até 90% das olheiras profundas, deixando o rosto com uma aparência mais jovem e descansada. Como o ácido hialurônico tem efeito prolongado, à medida que o tempo passa, o semblante fica melhor ainda.

Porém, o preenchimento de olheiras não é um tratamento definitivo. Por isso, é necessário repeti-lo após 12 ou 18 meses. Melhorar a qualidade da alimentação, beber muita água e dormir bem são medidas que ajudam a combater o envelhecimento precoce e, com isso, prolongar os efeitos do preenchimento de olheiras.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *