
Como funciona o preenchimento facial?
Seja para corrigir assimetrias, sombras e sulcos, ou mesmo para realçar e valorizar a harmonia da face, o preenchimento facial é um procedimento médico cada dia mais procurado por homens e mulheres de diferentes faixas etárias.
Sendo uma técnica simples e rápida (dura em torno de 30-60 minutos), o procedimento pode ajudar a dar mais rigidez e firmeza para a pele por estimular o colágeno da região, além de aumentar o volume em áreas mais debilitadas, é claro.
Preenchimento facial: como funciona?
Primeiro, o preenchimento facial não deve ser confundido com outro procedimento estético que retira rugas e marcas de expressão: a aplicação de toxina botulínica. O preenchimento não provoca a paralisia da musculatura responsável pela mímica facial.
O método consiste em injetar substâncias que deslocam a pele para fora, revertendo linhas demarcadas por depressões ou sulcos e vincos da pele. A substância mais utilizada para desatrofiar a pele é o ácido hialurônico. Esse produto produzido em laboratórios é semelhante à molécula de ácido hialurônico presente naturalmente na pele, o que reduz os riscos de rejeição do material e proporciona resultados mais naturais e sutis. Além disso, o ácido hialurônico possui grande afinidade com a água, permitindo uma maior hidratação e viço da região tratada.
Há a opção de anestesia local ou tópica, dependendo da região ou da profundidade a ser atingida. Outros recursos para redução da dor durante o procedimento incluem o estímulo vibratório, a crioterapia com aplicação de compressas de gelo ou o uso de analgésicos.
Quando o preenchimento é indicado?
O preenchimento pode ser indicado em diversas situações. Dentre as recomendações, pode-se citar:
- Tratamento de olheiras e olhos “fundos”;
- Definição do contorno mandibular;
- Aumento do queixo;
- Melhoria de algumas cicatrizes de acne;
- Atenuação de rugas que não melhoram após a aplicação de toxina botulínica (tanto finas como as próximas da boca);
- Sulcos ao redor da boca ou “bigode chinês”;
- Projeção das “maçãs do rosto”;
- Contorno e harmonia facial;
- Perda de volume facial;
- Aumento de volume do rosto;
- Aumento de volume dos lábios;
- Correção de assimetrias faciais;
- Melhoria de pequenas imperfeições nasais.
O resultado demora?
Não. O resultado é imediato. Logo após o procedimento, é possível ter uma ideia do resultado final, que deve ser reavaliado pelo médico responsável após 15 dias da realização do procedimento.
Qual a durabilidade do preenchimento?
Diferente de outros procedimentos estéticos, o preenchimento é mais fácil e rápido em gerar resultados positivos e ter seus efeitos notados. No caso das rugas e sulcos, a durabilidade varia de 8 a 12 meses, se houver uma hidratação adequada da pele.
Para quem opta por aumentar o volume em algumas áreas, por sua vez, o resultado tem a durabilidade de até dois anos.
A variabilidade na duração do procedimento se deve à reabsorção do ácido hialurônico, que é um preenchedor não permanente. Algumas condições podem acelerar a sua metabolização, como a prática vigorosa de atividades físicas, o uso de medicações que aceleram o metabolismo, emagrecimento e dietas restritivas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!
Deixe um comentário