Como manter a higiene e saúde dos cabelos

Acumuladores de gorduras e sujeiras, os cabelos requerem um tratamento higiênico especial para evitar que fiquem danificados e acumulem fungos e bactérias. Porém, o excesso de lavagens também pode causar danos à saúde do cabelo, tornando os fios mais ressecados e o couro cabeludo mais sensível.

Não basta usar um xampu perfumado e enxaguar o cabelo. É preciso lavá-lo adequadamente, fazendo massagens no couro sem esfregar, para retirar todas as sujeiras acumuladas. E é claro que usar produtos de qualidade ajuda a deixar os fios mais bonitos, mas é importante saber mais sobre a composição do que se está usando, para evitar alergias e irritações.

Porque a higienização capilar é tão importante

Quando se refere à higiene pessoal, todo o corpo é envolvido, inclusive os cabelos. Afinal, quase todo mundo se preocupa com o cabelo seco, oleoso, liso ou cacheado e sabe que um produto apropriado pode valorizar as madeixas ainda mais.

Isso é ótimo, porém poucos se preocupam com os cuidados com o couro cabeludo. Propenso a caspas, feridinhas, dermatite, alergias, micoses e até piolhos, ele precisa estar muito bem cuidado, para que os próprios cabelos permaneçam saudáveis.

Enquanto é fácil identificar um cabelo ressecado ou oleoso, o couro cabeludo não tem um tipo específico, o que facilita a limpeza com o produto determinado para os fios. Inclusive, especialistas indicam que a primeira passada de xampu deve ser para limpá-lo. Deve ser usada a ponta dos dedos para massagear, para não ferir a região, esfregando para retirar todas as sujeiras presentes.

A segunda passada de xampu é para limpar os fios, para deixá-los limpos, perfumados e bonitos. Após essa limpeza, é preciso enxaguar bem, para retirar todo o produto, e então passar o condicionador, que deve agir por algum tempo, sendo totalmente retirado em seguida.

Se houver resíduos de xampu ou condicionador, os cabelos ficarão úmidos e grudentos, facilitando o surgimento de doenças na região.  O mesmo serve para quem dorme de cabelos molhados, já que fungos adoram ambientes úmidos.

Dicas para manter a saúde dos cabelos sempre em dia

Listamos algumas dicas úteis para ajudar a manter os cabelos mais limpos e saudáveis:

1 – xampus que fazem bastante espuma são ótimos para atrair as partículas de gordura e sujeira que estão acumuladas em todas as partes dos cabelos. Porém, as espumas do xampu que surgem na lavagem podem ser excesso de sal, o que acaba prejudicando os fios em médio prazo. Opte pelos que fazem bastante espuma, mas que não contenham sal ou que contenham a substância em pequenas quantidades;

2 – é preciso aplicar o condicionador nas pontas dos cabelos, e não diretamente na raiz, já que esse produto estimula a oleosidade. A função dele é desembaraçar os fios e mantê-los hidratados;

3 – além de lavados, os cabelos também precisam estar penteados. A escovação ativa a oxigenação do couro cabeludo e dá mais vida aos fios;

4 – os cabelos devem ser lavados pelo menos duas vezes por semana, tanto para homens como para mulheres. O mais indicado é que sejam lavados em dias alternados, especialmente para quem tem cabelos oleosos;

5 – evite lavar os cabelos com água quente, para não abrir demais os poros do couro cabeludo e estimular a oleosidade e a queda. Para manter a saúde do cabelo, o ideal é que a lavagem seja feita em água fria ou morna.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *