Como prevenir as manchas de sol durante o verão

As melanoses solares, mais conhecidas como manchas de sol, aparecem em decorrência da incidência dos raios ultravioleta sobre a pele. A exposição solar estimula os melanócitos a produzirem melanina em excesso, pigmentando a cútis e provocando, desse modo, as indesejadas manchas acastanhadas.

É fato que o verão é a estação do sol e, nessa época do ano, é comum que as pessoas se bronzeiem. Por outro lado, é fundamental adotar alguns cuidados para evitar as temidas manchas cutâneas e eventuais queimaduras na pele.

Confira a seguir algumas dicas valiosas para aproveitar o sol sem colocar a saúde da tez em risco!

Use filtro solar faça chuva ou faça sol

Na verdade, essa dica vale para o ano inteiro, em qualquer estação. O filtro solar é indispensável até mesmo nos dias nublados. Para aumentar o nível de proteção, converse com seu dermatologista sobre o tipo de produto adequado para sua pele. Vale lembrar que o protetor deve ser aplicado meia hora antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou toda vez que você entrar na água.

Aposte nas barreiras físicas de proteção

Para evitar que a pele fique manchada, vale a pena investir em barreiras físicas de proteção nos dias mais quentes. Invista nos bonés e chapéus quando estiver ao ar livre, use bons óculos escuros, recorra ao guarda sol na praia, além de roupas com fator de proteção UV.

Tome sol nos horários recomendados

O sol não deve ser encarado como vilão. Além de ser fonte de energia e bem-estar, a exposição solar é importantíssima na absorção de vitamina D. Sendo assim, não é necessário se abster do sol! O ideal é se expor a ele em horários seguros, isto é, antes das 10h e depois das 16h.

Tenha cuidado ao manusear alimentos cítricos

No auge do verão, é recomendável evitar o manuseio de alimentos cítricos sob o sol. O limão, por exemplo, pode causar a fitofotomelanose, um problema caracterizado pela formação de manchas escuras na pele. Se for preparar caipirinha, então, redobre os cuidados e proteja as mãos com luvas.

Use cosméticos preventivos

Para impedir que as melanoses solares se instalem na sua pele, é necessário manter a pele saudável, hidratada e protegida. Se você não cuidar da cútis no dia a dia, ela será mais vulnerável a danos. Para impedir que isso aconteça, vale a pena utilizar cosméticos especiais para prevenir as manchas. O uso dos produtos deve ser orientado por um especialista em Dermatologia, que pode indicar cremes com ativos poderosos como as vitaminas A, C e E.

Por fim, se mesmo adotando essas medidas de prevenção, a sua pele ficar manchada por causa da exposição solar, saiba que há tratamentos modernos e eficazes para amenizar as manchas. Entre eles estão a luz intensa pulsada, os peelings químicos e o laser Nd-Yag Q-Switched. Fica a dica!

Quer saber mais sobre manchas de pele? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *