Como se prevenir das rugas

As rugas são vincos e linhas que surgem naturalmente com o passar dos anos, provocando as temidas dobras e marcas na pele. Mesmo que o enrugamento cutâneo seja muito comum à medida que se envelhece, alguns hábitos prejudiciais como a exposição solar, alimentação inadequada, poluição, estresse, movimentação demasiada da musculatura facial e tabagismo podem acelerar o aparecimento e intensificar o aspecto das rugas.

Existe quem aceita as rugas com naturalidade e tranquilidade, pois não dá para negar que elas são sinais de experiência e longevidade. Por outro lado, há também quem se incomoda bastante com a pele enrugada, pois essa condição afeta a autoestima e compromete a estética de homens e mulheres.

A boa notícia é que dá para prevenir as indesejadas ruguinhas, se esse for o seu desejo. Confira a seguir algumas dicas básicas para adiar o surgimento das rugas e garantir uma pele sadia, uniforme, lisa e firme por mais tempo.

Adote um estilo de vida saudável

O primeiro passo para evitar as rugas e marcas de expressão é adotar um estilo de vida saudável, o que inclui alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, sono de qualidade, ingestão suficiente de água e redução do estresse. Acrescente à rotina o uso de  cremes e realização de procedimentos não invasivos para minimizar a formação de radicais livres, estimular a formação de elastina e colágeno e hidratar a cútis.

Não faça muitas caretas

As caretas parecem inofensivas, mas podem aumentar as chances de aparecimento das rugas. Não há maiores problemas em fazer expressões engraçadas eventualmente, mas apertar os olhos ou franzir a testa em excesso, por exemplo, são práticas que podem deixar a pele enrugada mais precocemente.

Tire o travesseiro do rosto

Outro hábito prejudicial para a pele é dormir com o travesseiro no rosto. Ele provoca as rugas de sono, decorrentes da compressão causada durante a noite. Se você costuma dormir de bruços, com o travesseiro colado na face, experimente mudar de posição.

Fuja do efeito sanfona

Tome cuidado com as dietas muito restritivas. Você pode acabar perdendo peso rápido demais e recuperando os quilos perdidos na mesma velocidade. Quando a pessoa ganha peso, o rosto se distende, e, quando perde, a pele não retorna ao tamanho original. Portanto, o efeito sanfona, além de prejudicial à saúde, é um grande inimigo da beleza e jovialidade da cútis.

Evite o álcool e o cigarro

O tabagismo pode provocar o enrugamento intenso e prematuro ao redor da boca por causa da contração feita nos lábios. Fumar também impacta negativamente na circulação sanguínea, o que acelera o enrugamento. Já o álcool incha o rosto e distende a pele temporariamente.

Se ainda assim as rugas aparecerem, converse com seu dermatologista para identificar qual é o melhor tratamento no seu caso. Algumas opções de procedimentos são os peelings químicos, a toxina botulínica, os preenchimentos e os tratamentos a laser.

Quer saber mais sobre rugas? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *