Conheça os principais tipos de peeling

Desde 1882, após o primeiro relato de uso médico do peeling pelo dermatologista alemão Unna, diversos estudos surgiram sobre o procedimento, seus diferentes tipos e indicações.

Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento não se aplica apenas em áreas faciais. As áreas mais comuns tratadas são o pescoço, antebraço, colo e dorso das mãos, mas também existem procedimentos corporais para tratar diversas dermatoses.

É sobre esses procedimentos que vamos falar no post de hoje! Então, acompanhe-nos agora e conheça mais um pouco sobre o tipo de cada procedimento e os benefícios que cada um deles pode trazer para sua pele. Vamos lá?

Quais são os principais tipos de peeling?

Procedimento Químico

É mais comum em procedimentos faciais, aumentando e suavizando a textura da pele. Uma solução ácida é aplicada para remover as camadas danificadas da pele e promover uma intensa renovação celular (crescimento de uma nova camada lisa).

É um tratamento excelente para manchas faciais, rugas e coloração irregular da pele. A pele morta é esfoliada, abrindo espaço para uma nova camada de pele de melhor textura, cor e tonalidade.

É considerado o procedimento cosmético mais antigo do mundo, sendo aplicado desde o antigo Egito, Grécia e Roma. Atualmente, o procedimento químico é mais popular do que o mecânico e físico, pois oferece resultados quase que imediatos.

Geralmente, dependendo da condição do paciente, tipos diferentes do procedimento químico podem ser utilizados. Basicamente, os principais tipos são:

  • químico superficial: remove a camada superficial (epiderme) da pele. É mais utilizado para clarear manchas, retirar cicatrizes e acne ou rugas superficiais.
  • químico médio: remove a camada externa e média da pele através de uma solução ácida. É mais utilizado para tratar acne e rugas mais profundas.
  • químico profundo: remove a camada da pele até o nível mais profundo. É mais utilizado em tratamentos mais profundos envolvendo cicatrizes.

Procedimento Mecânico

O procedimento mecânico usa aparelhos de microdermoabrasão para tratar manchas causadas pelo envelhecimento ou exposição em excesso ao Sol. Também é utilizada para combater cicatrizes de acne, poros dilatados e rugas superficiais.

É um procedimento relativamente simples, não cirúrgico, não doloroso e de rápida aplicação. Assim como o procedimento químico, é indicado para homens e mulheres.

Procedimento Físico

O procedimento físico usa equipamentos à laser para tratar a pele danificada pelo Sol e rugas finas. Ele apresenta bons resultados e com quase nenhum efeito colateral.

É também um processo indolor, seguro e que melhora significativamente a textura e pigmentação da pele sem o paciente precisar se afastar das suas atividades. No entanto, em condições mais profundas, o procedimento não é efetivo.

Qual a melhor opção para a sua pele?

Os peelings só podem ser aplicados por um profissional. Independentemente da sua condição atual, é importante visitar um dermatologista para que ele possa avaliar sua condição e então recomendar o melhor tipo de peeling para você.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho comodermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *