Dermatite: principais causas e tratamentos

dermatite é, basicamente, um termo geral que descreve uma inflamação da pele que causa vermelhidão, coceira e bolhas. Pode surgir em qualquer parte do corpo e em pessoas de qualquer idade. A condição tem cura, mas depende muito do tipo de causa.

A parte afetada pela condição pode empolar, coçar, desenvolver uma camada grossa ou descamar. É uma condição relativamente comum e não é contagiosa, mas pode fazer com que você sinta desconforto diário nas áreas afetadas. E é sobre ela que vamos falar no post de hoje! Confira suas principais causas e tratamentos. Vamos lá?!

O que causa a dermatite?

Existem diferentes tipos desta condição e a causa determina o tipo de tratamento após a pessoa ser diagnosticada. Os diferentes tipos e suas respectivas causas incluem:

• Condição por contato: É quando sua pele entra em contato com alguma substância que provoca reação alérgica ou irritação. Algumas causas bem comuns de reações alérgicas incluem o contato com detergente, sabão, cimento, perfumes, cosméticos e algumas plantas.
  • Condição atópica: Também conhecida como eczema, a condição atópica ocorre quando o corpo é mais sensível à certos alimentos ou fatores ambientais. É normalmente uma condição que manifesta na infância e some (ou muda a intensidade) na fase adulta. Alergias alimentares podem piorar ainda mais o eczema. Os alimentos que podem desencadear sintomas mais graves em crianças incluem: leite de vaca, nozes, ovos, trigo, peixe e soja. Portanto, fique atento quanto a esta condição em crianças.
  • Condição seborreica: Assim como a acne, a condição seborreica afeta áreas da pele com glândulas sebáceas. Normalmente aparece em todo o rosto, nariz, dentro das orelhas, costas, pescoço e peito. Sua causa ainda é desconhecida, mas os fatores envolvidos incluem um fungo nas glândulas sebáceas. Tende a piorar nas épocas mais frias do ano e também parece ser genético para algumas pessoas.

Outras coisas podem desencadear a condição e causas sintomas, como:

• alterações hormonais
  • ambiente
  • estresse
  • determinadas substâncias

E quais são os principais tratamentos?

O tipo de tratamento sempre dependerá da gravidade da condição e dos sintomas. Nos casos mais leves, sua pele pode limpar e voltar ao normal por conta própria entre 2 a 3 semanas. Caso isso não aconteça, um dermatologista pode recomendar o melhor tratamento para a sua condição, o qual pode ser algo como:

• Medicamentos para aliviar a coceira e reduzir alergias.
  • Cremes para aliviar a coceira e reduzir a inflamação.
  • Fototerapia (banhos de luz) das áreas afetadas com quantidades controladas de luz.
  • Cremes ou loções específicas para pele seca.

Além disso, a dermatite também pode se agravar devido ao estresse. Pode ser interessante você também procurar por sessões de massagem ou yoga para relaxar.

Enfim, essas são as principais causas e tratamentos para a dermatite. Fique atento quanto aos seus diversos sintomas, pois quanto antes você identificá-los, você poderá tratar e curar a doença.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho comodermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!