Embelezamento Facial pode ser feito com ácido hialurônico e toxina botulínica

Com o passar dos anos surgiram no mercado diversas opções de procedimentos estéticos para o embelezamento facial e rejuvenescimento do rosto. Muito mais do que retardar o envelhecimento, o embelezamento facial envolve uma análise feita por um especialista para proporcionar ao paciente uma expressão natural e harmônica, valorizando a beleza de cada um.

Entre as principais técnicas de embelezamento facial, temos o preenchimento realizado com ácido hialurônico e a toxina botulínica, o famoso botox.

Com tantas opções disponíveis, há também muitas dúvidas com relação aos dois procedimentos, qual a melhor técnica, durabilidade e como funciona cada uma delas.

Tanto o preenchimento, quanto o botox apresentam excelentes resultados, cabe ao especialista compreender a necessidade do paciente para indicar a técnica que melhor atende às suas expectativas.

Mesmo tratando-se de procedimentos minimamente invasivos, só deve ser realizado por profissionais capacitados.

Entenda as principais semelhanças e diferenças entre os dois procedimentos:

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico atua no organismo repondo o volume perdido em algumas áreas do rosto, preenche sulcos e melhora o contorno da face.

Através do preenchimento é possível amenizar olheiras, aumentar o volume dos lábios, reduzir rugas finas, atenuar cicatrizes, modificar estética do nariz e outras assimetrias do rosto.

Como se trata de um procedimento minimamente invasivo, é realizado diretamente no consultório médico. Geralmente, utiliza-se cremes anestésicos para amenizar qualquer tipo de dor e incômodo para o paciente.

Os resultados das aplicações aparecem de imediato, no entanto, é comum causar certo inchaço na região. Quanto a durabilidade desse procedimento, isso varia de acordo com o organismo e a região de aplicação. Mas, em geral, dura cerca de 6 a 24 meses.

Toxina Botulínica

A toxina botulínica atua paralisando o músculo e evitando a sua movimentação e, consequentemente, essa falta de contração muscular evita as rugas. Por isso, o botox pode ser utilizado tanto como forma preventiva como corretiva. Por isso, é comum jovens a partir de 25 anos buscarem essa técnica como prevenção.

O botox é indicado para suavizar as marcas de expressão, eliminar as rugas por meio bloqueio seletivo e temporário na musculatura e também para elevar as sobrancelhas, proporcionando um olhar mais leve e uma expressão mais natural.

Além disso, a toxina botulínica pode ser utilizada também no tratamento da hiperidrose, caracterizada pelo suor excessivo em algumas partes do corpo, e até mesmo em tratamento de outras doenças.

A durabilidade do procedimento é variável, de acordo com a região aplicada e também da absorção do organismo, porém dura cerca de 4 a 6 meses. O resultado é imediato e o seu efeito vai diminuindo gradativamente com o passar do tempo.

Como a toxina atua paralisando o músculo, é natural que mesmo após passar o efeito da aplicação, o músculo esteja mais fraco e o aparecimento de novas rugas ou marcas de expressão seja reduzido consideravelmente.

O uso continuado do botox, respeitando o prazo previsto e também avaliado por um especialista, prolonga cada vez mais o efeito do procedimento. Assim como no preenchimento, é comum fazer uso de anestésicos tópicos para evitar incômodos ao paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *