Falhas na barba – O que fazer?

Ainda que muitos homens tenham vontade de deixar os pelos faciais crescerem, é comum que algumas falhas na barba acabem com esse plano. Além de abalar a autoestima de algumas pessoas, isso pode até mesmo indicar algum problema com sua saúde.

O que pode causar as falhas na barba?

Na maioria das vezes, essas falhas são causadas apenas por motivos genéticos. Não há uma explicação certa, exceto que cada pessoa produz seus pelos de uma forma – não só no rosto, aliás. Se o histórico familiar da família inclui esse problema, é provável que ele continue nos filhos e netos.

Entretanto, algumas pessoas percebem “buracos” onde antes não havia nada. Se esse for o caso, o indivíduo pode estar passando por situações de muito estresse ou desequilíbrio emocional, que causam alopecia na barba. É o mesmo que perder os cabelos por fatores psicológicos. Em algumas situações, essas perdas podem estar relacionadas também a transtornos imunológicos.

O ideal é, sempre que surgirem essas falhas, ou quando houver dúvidas quanto à origem das mesmas, procurar um dermatologista. Este é o profissional recomendado para te ajudar a descobrir se há algo com o que se preocupar. É ele também quem vai indicar os melhores tratamentos, de acordo com o seu caso. Nessa última situação, isso serve também para quem tem as falhas desde sempre, por razões genéticas.

Quais são os tratamentos para falhas na barba?

Apesar de existirem muitas superstições sobre os tratamentos caseiros, nenhum hábito doméstico sem a orientação de um profissional tem a sua eficácia comprovada. Mas existem, sim, medicamentos que podem ajudar. Eles vêm tanto como comprimidos, em alguns casos, quanto de uso tópico, como cremes e géis.

No caso desses produtos de uso tópico, é importante ressaltar que eles só vão funcionar se os folículos pilosos ainda existirem no rosto; são eles que formam a base para a barba. Só um dermatologista poderá avaliar se este é o caso e recomendar a melhor opção de creme ou medicamento para você.

Outras formas de se sentir melhor a respeito do assunto, antes de procurar tratamento, são:

Cortar e cuidar

Deixar a barba crescer demais não compensa os buracos. Na verdade, isso só a torna mais desordenada. Apare-a quando necessário, e não deixe de usar alguns produtos, como condicionador, para mantê-la hidratada e bonita.

Raspar as laterais

Isso não faz com que ela cresça mais cheia, mas funciona como um tipo de “ilusão de ótica”. Deixar os lados limpos faz com que as outras regiões pareçam mais completas.

Caprichar na alimentação

Certas vitaminas, como o Zinco, o Magnésio e a vitamina D, são eficientes para fortalecer os pelos faciais. Coma melhor e aumente as chances da sua barba!

Cada caso de falhas na barba é único, e só uma avaliação completa vai mostrar qual a melhor decisão para a sua situação. Converse com um dermatologista e boa sorte!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *