Fórmula da Juventude: 5 dicas simples para retardar o envelhecimento da pele

Você certamente já encontrou mulheres e homens que aparentavam ter pelo menos 20 anos de idade a menos do que realmente têm. Eu já encontrei e tenho certeza que a primeira pergunta que passa pela cabeça de alguém ao encontrar um indivíduo assim é algo do tipo “como isso é possível?” ou “qual será o segredo dela?”.

Esta fórmula da juventude, para a alegria de muitos, não é tão secreta assim, e qualquer um pode colocar em prática no dia a dia. Veja abaixo cinco dicas de como manter a pele sempre jovem:

USE FILTRO SOLAR DIARIAMENTE

Com a incidência dos raios ultravioletas na pele diariamente, há grandes probabilidades de formação de manchas, rugas e até mesmo surgimento do câncer de pele. Esse deve ser um hábito diário, e não apenas dos dias de sol e passeios em clubes, piscinas e praia. Devemos usar o filtro solar inclusive dentro de ambientes fechados, uma vez que a luz visível também provoca danos na nossa pele.

ESCOLHA MAQUIAGENS COM MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS

Existem produtos que são antioxidantes, antioleosidade e com cobertura de base. Tais filtros são comercializados em pó, BB ou CC cream. O produto em pó é ótimo para quem está sempre exposto aos raios solares, pois não exige reaplicação de maquiagem.

REFORCE A PROTEÇÃO NATURAL DA PELE

A nossa pele possui uma cobertura composta por queratina e óleos produzidos pelas nossas próprias glândulas sebáceas. Essa proteção ajuda a retardar o envelhecimento e também protege as células da pele das ações nocivas do sol. Uma dica muito importante é tomar banhos curtos, mornos acompanhados de loções de limpeza de pele. Evite também qualquer sabão que faça espuma.

DEIXE AS BUCHAS DE BANHO DE LADO

Da mesma forma que é importante deixar para lá o banho “pegando fogo”, ou aquele sabonete que faz uma espuma danada no banho por causa da química, é pra deixar também as famosas buchas de banho de lado. Essas buchas nos dão a impressão de que limpam bem a pele, mas, na verdade, elas removem essa proteção natural da pele e ainda podem deixar pequenas lesões em peles muito secas ou sensíveis.

NÃO DURMA DE MAQUIAGEM E NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR SUA PELE

É muito comum que, dependendo do cansaço, nem dê tempo de você chegar ao chuveiro. A gente cai na cama e desmaia em segundos. É recomendado, no entanto, realizar a limpeza da pele, retirando toda a maquiagem antes de dormir. Durante o sono ocorrem várias alterações metabólicas na pele, renovação celular, e as nossas células trabalham intensivamente para lutar contra os agentes nocivos que foram expostas durante o dia como poluição, radiação UV, cigarro, estresse físico e psíquico. Portanto, o período da noite é excelente para potencializarmos esse mecanismo de defesa utilizando produtos com ação antioxidante, hidratante, calmante, reconstrutora, clareadora e rejuvenescedora. Além da maquiagem prejudicar esse trabalho das células da nossa pele, ao ocluir os poros da pele durante a noite, estimulam o aumento da produção sebácea e oleosidade da pele, provocando a dilatação dos poros e lesões de acne.

Outra ponto importante é: após o banho, use o hidratante a fim de que sua pele permaneça sempre luminosa, macia e livre de lesões. Se possível, aplique o creme hidratante com a pele ainda úmida – isso aumenta o poder de hidratação.

Gostou das dicas para retardar o envelhecimento da pele? Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *