Manchas na pele: saiba quais os principais tratamentos

Difíceis de tirar, as manchas na pele podem causar grande preocupação quando não sabemos do que realmente se trata. No entanto, a condição é relativamente comum, embora possa ser causada por diversos fatores.

Apesar das manchas normalmente terem a mesma aparência, existem pequenas diferenças entre elas que podem indicar suas causas. As causas mais comuns são: exposição solar, acne, envelhecimento, gravidez e aumento da melanina.

Acompanhe-nos agora e saiba quais são as causas mais comuns de manchas no corpo e seus principais tratamentos. Vamos lá?

Tipos de manchas na pele

Melasma

Melasma é uma das causas mais comuns. Normalmente as manchas aparecem nas bochechas, no nariz, na testa, no queixo e acima do lábio superior (área do bigode). Também é comum em áreas que ficam mais expostas ao Sol, como pescoço e braços.

Esse tipo normalmente está relacionado com o hormônio feminino e a exposição solar. Por isso, aparece bastante na gravidez, onde é chamada de cloasma.

Tratamento: o principal cuidado para evitar esse tipo de mancha é através do uso de protetor solar. Manchas já existentes podem melhorar, mas voltam com a reexposição solar. Portanto, o ideal é visitar um dermatologista e optar por tratamentos de peeling.

Manchas senis

As manchas senis aparecem conforme a idade chega. São marrons, arredondadas, podem surgir em diferentes tamanhos e normalmente aparecem após os 40 anos de idade, especialmente em pessoas que não cuidaram da pele enquanto jovens.

Tratamento: novamente, o melhor cuidado para evitar esse tipo de mancha é usando protetor solar diariamente. Quanto ao tratamento, é à base de laser, o qual consegue remover as manchas na pele de forma eficiente. Esse tipo de procedimento também é ministrado por um dermatologista.

Sardas

As sardas, mais conhecidas como pintinhas, por muitas vezes parecem fazer parte da pessoa, mas são manchas que normalmente aparecem na infância por conta da exposição solar.

Geralmente aparecem no nariz, maçãs do rosto, braços e ombros. Podem surgir também por conta da predisposição genética em quem tem a pele mais clara, como pessoas loiras e ruivas naturais. Também podem escurecer de acordo com a exposição solar.

Tratamento: nenhum tratamento para sardas é definitivo, pois elas podem reaparecer com a reexposição solar. No entanto, há vários tratamentos para amenizar o aparecimento delas: cremes e peeling químico são os mais indicados. Agora, para resultados mais satisfatórios, é recomendado um tratamento à laser.

Enfim, esses são os principais tipos de manchas na pele e seus respectivos principais tratamentos. Vale lembrar que para evitar o aparecimento de manchas e doenças de pele, é essencial o uso de protetor solar e não se expor ao sol com frequência entre 10 e 16h.

Se você já desenvolveu alguma dessas manchas, o ideal é visitar um dermatologista para recorrer aos tratamentos estéticos a fim de eliminá-las ou ao menos amenizar sua aparência. Peeling químico e laser de CO2 fracionado estão entre as principais opções de tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho comodermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!