O que causa os cabelos brancos?

Canície é o nome científico para cabelos brancos, um problema que surge pela queda natural da produção de melanina. Com o passar dos anos, a melanina (substância que dá cor à pele e aos fios) sofre de apoptose. A apoptose é a morte da célula responsável pela produção do pigmento, mas cada pessoa tem uma genética diferenciada, que define a época do surgimento do sintoma.

O mais comum é que os primeiros fios brancos comecem a surgir por volta dos 40 anos de idade. Mas isso não é regra, visto que existe uma grande quantidade de pessoas com este “problema”.

Quer uma curiosidade interessante? A expressão “a situação está me deixando de cabelos brancos” é real: o estresse também pode causar um quadro de canície precoce. Da mesma maneira, pessoas que tenham vivenciado emoções fortes, sejam elas positivas ou negativas, podem acabar com uns fios brancos a mais.

Como surgem os cabelos brancos

A carência de ácido fólico e vitamina B12 podem adiantar o surgimento dos cabelos brancos. Tudo porque a ingestão mais baixa de minerais como Manganês, Ferro, Cobre e Zinco proporciona uma despigmentação precoce dos fios.

A falta de atividades físicas unida a uma alimentação desregulada e pobre em nutrientes necessários também favorece a morte das células de pigmentação.

Quando os fios brancos surgem não há volta. Esse é o momento de escolher: ou deixá-los brancos mesmo, ou partir para a pintura. Quem não quiser pintar os cabelos pode usar métodos mais suaves de coloração como o uso de xampus tonalizantes que disfarçam o branco por um tempo determinado, sem agredir os cabelos.

Prevenção contra fios brancos

Mesmo que os fios brancos sejam irreversíveis, há ações preventivas que evitam ou retardam o seu surgimento. Listamos abaixo algumas dicas para manter os cabelos da cor natural por mais tempo.

Crie uma rotina saudável

Quando as células que dão a pigmentação da melanina são bombardeadas em seu DNA, elas morrem e não são reconstruídas. A exposição aos raios solares, excessos de componentes químicos, exposição ao cortisol (hormônio gerado pelo estresse), a oxidação que transforma nutrientes em energia para liberar radicais livres, a poluição contínua, uso de cigarros e do álcool podem acelerar o processo.

A forma de evitar o surgimento dos fios brancos é adotar bons hábitos alimentares, sem se esquecer de consumir na própria alimentação os nutrientes necessários que ajudam o organismo a se proteger. É preciso incluir mais verduras e leguminosas no cardápio, e criar o hábito de praticar exercícios físicos.

Cuide das suas emoções

Problemas emocionais podem ser responsáveis pelo surgimento prematuro dos fios. Dores, decepções, tristezas, perdas são algumas das reações emocionais que podem causar os fios brancos. Por isso, vale a pena investir no bem-estar da sua saúde emocional.

Escolha produtos naturais

Alguns alimentos podem substituir medicamentos alopáticos como o abacate, a cebola e o alho. Os medicamentos químicos podem influenciar no surgimento dos fios brancos. Em casos menos graves, massagens no couro cabeludo com um suco extraído da cebola (que diminui a quantidade de peróxido de hidrogênio que costumam se acumular nos folículos capilares) costuma ser uma boa prática.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *