Os 6 problemas de pele mais comuns e suas lesões

A umidade e o calor do verão são o combustível ideal para o surgimento de alguns tipos específicos de lesões na pele. Em especial pela exposição, quase sempre sem proteção, aos raios solares. Essa exposição descuidada pode estimular o surgimento de problemas que vão desde rugas até o câncer.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Uma pele bem cuidada não é importante só para a estética, mas também para a saúde. Isso acontece por existirem doenças que obstruem, inflamam e infeccionam, se tornando bastante perigosas para todo o organismo.

A doença mais grave de pele é o câncer, mas há outras lesões bastante recorrentes e que podem causar incômodos ou expandir para algo mais grave. Muitas doenças de pele, embora benignas, servem para mascarar lesões cancerígenas como a presença de pequenas manchas e edemas.

As lesões cutâneas não são exclusivas do verão. Porém, em cada época do ano há uma influência maior de determinada doença, de acordo com o clima e a umidade. Este é o caso da dermatite seborreica e da psoríase, que são influenciadas pela pele mais ressecada e sem hidratação do inverno, enquanto o câncer de pele tem mais chances de surgir no verão, devido à intensidade solar.

Os problemas e lesões mais comuns da pele

A pele é a proteção do organismo contra bactérias e vírus, além de ter a função de regular a temperatura do corpo. Por estar sempre exposta, acaba também apresentando doenças que podem causar irritação e inflamações, com características diversas.

Selecionamos abaixo as 6 doenças de pele mais comuns:

1 – Acne

O folículo é um canal abaixo da epiderme e que transporta os pelos para a pele. Já as glândulas sebáceas fabricam o sebo, que serve como lubrificante e hidratante da pele. Quando há uma fabricação excessiva de sebo, ele entope o folículo e se mistura às células mortas, causando os cravos, que surgem na pele. Quando inflamados, são chamados de espinhas.

2 – Dermatite Atópica

Acontece quando a pele apresenta coceira, fica ressecada e com erupções no rosto. Ela pode surgir por causas diversas, como alergias e irritações.

3 – Psoríase

A doença de pele causa descamação e inchaço, pela inflamação da pele. Também causa manchas e escamas prateadas em torno de placas vermelhas que podem doer e coçar. É hereditária e não contagiosa.

3 – Câncer de pele

O tipo mais comum de câncer no mundo, muitas vezes passa despercebido pelo desconhecimento de seus sintomas. Há vários tipos de câncer de pele, sendo os mais frequentes o carcinoma basocelular e o melanoma.

Quando detectados na fase inicial, são fáceis de curar e pode ser evitada a metástase. Pode ser identificada como uma ferida que nunca cicatriza e com manchas diferentes.

4 – Micoses

As micoses surgem a partir de infecções por fungos, muito frequentes nos pés, mãos, cabelos, pelos e unhas. É contagiosa e basta um contato com o uma pele contaminada para que o fungo seja adquirido.

5 – Dermatite seborreica

Também conhecida como a caspa presente no couro cabeludo, se caracteriza pela descamação e vermelhidão.

6 – Melasma

São manchas escuras na pele, benignas, que costumam surgir no rosto, pescoço e colo. Pode ser causada pela exposição solar sem proteção, mas ela se caracteriza por um conjunto de causas que a formam.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.