Perda de sobrancelha: porque acontece e como tratar?

A sobrancelha é uma das regiões do rosto que mais geram cuidados para os homens e mulheres. Os brasileiros gastam cada dia mais nos cuidados dos fios acima do olhos e investem pesado para conseguir a tonalidade perfeita e o design correto para cada tipo de rosto.

Hoje em dia, muitas técnicas e produtos para cuidar especificamente dessa região do rosto estão sendo desenvolvidas e prometem resultados milagrosos. Porém, é preciso ter muito cuidado, pois o uso indevido ou exagerado de alguns produtos ou procedimentos pode trazer resultados indesejados.

Queda dos fios da sobrancelha

Assim como os nossos cabelos, os pequenos fios acima dos olhos também podem cair com o tempo. Esse ciclo é algo bastante comum, até mesmo para essa região do rosto, porém, quando essa queda começa a ser mais frequente que o normal, é preciso ligar o sinal de alerta!

A preocupação acontece porque, muito além da função estética, as sobrancelhas também são responsáveis por proteger a região dos nossos olhos. Por isso, além de trazer impactos para a autoestima da pessoa que está sofrendo com o problema, a queda em excesso dos fios da região pode trazer prejuízos para a saúde dos nossos olhos, que acabam ficando desprotegidos do nosso suor.

Além da queda dos fios, outra situação que pode deixar grandes falhas nessa região do rosto é a depilação com cera. Esse procedimento, realizado por milhares de homens e mulheres em todo o Brasil, acaba enfraquecendo e deixando os fios mais finos, causando falhas e aumentando a chance de queda.

Principais causas da queda

Especialistas na área explicam que algumas doenças do nosso organismo podem causar a queda dos fios dessa região, por exemplo, a hanseníase, o hipotireoidismo e o líquen plano pilar. Porém, outras situações também podem favorecer o aparecimento desse problema, como o uso de determinados tipos de pílulas anticoncepcionais, de medicamentos ansiolíticos e quimioterápicos.

Quem procurar?

Caso você note que os fios da sua sobrancelha estão caindo mais que o normal, você deve procurar um dermatologista. Esse profissional irá diagnosticar o problema, descobrir as principais causas e recomendar a melhor forma de tratamento para cada situação.

O tratamento mais comum para esse problema é o uso de um medicamento aplicado na região. Ele trabalha no aumento do fluxo de sangue nos chamados folículos pilosos. O resultado disso é um aumento no tempo de crescimento dos fios, que se desenvolvem mais rapidamente e se tornam mais fortes.

A mesoterapia capilar também é um procedimento estético muito utilizado para tratar a queda das sobrancelhas. Pouco invasiva, a mesoterapia consiste na aplicação de um medicamento na região afetada, estimulando o crescimento dos fios e trazendo resultados espetaculares! O tipo de medicamento usado vai variar de paciente para paciente e só pode ser recomendado por um especialista na área.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *