Tudo o que você precisa saber sobre harmonização facial com ácido hialurônico

Dizem que as sobrancelhas funcionam como moldura do rosto, por isso interferem tanto na expressão de cada pessoa. Mas a verdade é que cada componente do rosto tem um papel importante no conjunto da obra e formam a beleza de cada indivíduo. O sorriso, os traços do rosto, a boca, tudo se complementam. Cada um desses elementos possuem um processo de envelhecimento diferente.

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos funcionais e estéticos que podem conferir mais leveza e equilíbrio para o rosto, valorizando a beleza e tratando pontualmente cada elemento do rosto com a especificidade necessária. Além disso, esse procedimento é responsável também por devolver a autoestima de alguns pacientes.

É possível realizar a harmonização facial sem a necessidade de procedimento cirúrgico. Com as técnicas de preenchimento facial com ácido hialurônico e aplicação de toxina botulínica, essas intervenções estéticas são realizadas diretamente no consultório médico.

A partir da harmonização facial, é possível criar um plano de tratamento e entender melhor a complexidade da face do paciente para realizar a reposição de ácido hialurônico em locais específicos.

Ela atua principalmente em quatro pontos diferentes, sendo eles: contorno, espessura, projeção e rejuvenescimento da área. Atualmente, a preocupação estética está mais em alta, por isso a procura pelo rejuvenescimento facial em geral é cada vez mais comum.

Procedimentos mais procurados de harmonização facial

  • Arqueamento das sobrancelhas
  • Mudanças no formato do nariz, diminuição das narinas
  • Rugas periorais, popularmente conhecida como código de barras, e “bigode chinês” próximo aos lábios
  • Efeito Nefertiti, com aplicação região do pescoço e contorno da mandíbula
  • Eliminação do “segundo queixo”, famosa papada
  • Aumento do volume dos lábios
  • Preenchimento das olheiras e redução dos olhos fundos
  • Redução de marcas de expressões e rugas.

Em quais casos é indicado a harmonização facial?

Pode ser indicado em diversos casos diferentes. Seja por uma necessidade do paciente de corrigir alguma assimetria na face, alinhar o sorriso ao contorno dos lábios, minimizar rugas e marcas de expressão, como também realizar pequenas alterações para harmonização do rosto, suavização das olheiras, aumento dos lábios, entre outras opções realizadas com preenchimento com ácido hialurônico.

Essa técnica ainda pode ser utilizada para diminuir sequelas e assimetrias faciais decorrentes de acidentes, cirurgias, paralisia facial ou acidente vascular cerebral. A harmonização facial preza pela estética, mas também pela funcionalidade.

Quais os resultados esperados?

De uma maneira geral, o procedimento é seguro e os resultados são muitos naturais, desde que o procedimento seja bem realizado por um profissional especializado.

Os resultados esperados estão ligados à retomada da autoestima do paciente, reconhecimento das características individuais de cada um, alinhamento de expectativas e satisfação do paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte.

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *