Você sabe como é feito o preenchimento labial?

Algumas pessoas, de fato, possuem lábios pequenos. Não que isso seja um problema, mas, se essa característica chega a incomodar e impactar negativamente a autoestima, é possível dar aos lábios mais volume, projeção e definição por meio de um procedimento relativamente simples, porém, altamente eficaz: o preenchimento labial.

Para que o procedimento seja bem-sucedido, é indispensável que o médico avalie cuidadosamente aspectos como a estrutura labial, delineamento, arco do cupido, canto dos lábios, ângulos e proporções. Justamente por isso, o preenchimento não é um tratamento que deve ser feito sem critério e sem bom senso.

Quer saber mais detalhes sobre preenchimento labial e entender melhor como ele é feito? Continue lendo o artigo!

Para que serve o preenchimento labial?

O preenchimento labial não serve somente para aumentar os lábios naturalmente finos. Ele também é útil para realçar a definição do contorno labial, recuperar o volume perdido por causa do envelhecimento, corrigir assimetrias e harmonizar o sorriso.

Como se não bastasse, o preenchimento é capaz de aumentar a firmeza da pele na região, por estimular a produção de colágeno. Outro grande benefício do procedimento é que ele permite um maior viço e hidratação à área tratada, pois o ácido hialurônico usado para preencher os lábios tem grande afinidade com a água.

Como o procedimento é realizado?

O primeiro passo do tratamento consiste na análise da necessidade de preenchimento, a ser verificada em consulta com o dermatologista. Isso é fundamental para conferir segurança ao processo e possibilitar um resultado harmônico, proporcional, bonito e natural, livre de qualquer excesso.

Caso o preenchimento realmente seja indicado, ele será realizado por meio de uma técnica semelhante à utilizada no preenchimento facial. O profissional aplicará na região labial o ácido hialurônico, responsável por aumentar o volume na área, deixando a boca mais carnuda. A aplicação é feita diretamente na boca, com agulhas finas. Geralmente utilizam-se anestésicos tópicos previamente para reduzir a dor durante o procedimento.

Como é a recuperação do procedimento?

A recuperação do preenchimento labial é prática e rápida. Geralmente, em um ou dois dias, o paciente estará recuperado. Se feito por um profissional especializado, as chances de reações são mínimas, afinal, o ácido hialurônico é produzido pelo organismo, o que  diminui os riscos de rejeição da substância.

Nos dias seguintes ao procedimento, é indispensável evitar qualquer toque mais forte ou brusco nos lábios. Deve-se tomar cuidado até com os movimentos para levar garfo e copo à boca. Além disso, é necessário fazer a correta assepsia interna e externa para evitar infecções.

Os resultados são imediatos?

Sim! Concluído o preenchimento labial, os lábios já ficarão mais volumosos, porém, nos dias seguintes, o inchaço vai diminuir, o que dará ao paciente a real noção de como sua boca ficará. Após 15 dias, é preciso retornar ao médico dermatologista para fazer uma reavaliação detalhada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo e Belo Horizonte!

Por: Dra. Ana Paula Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *